sexta-feira, 27 de novembro de 2009

“Desenho Animado Infantil e o Processo Educativo" de Silvana Maria Carvalho Boselli

No texto de Silvana Maria Carvalho Boselli, a autora analisa o presente contexto das mídias, principalmente da televisão, focando em uma perspectiva educacional, acerca do desenvolvimento congnitivo da criança nas relações que os desenhos animados podem influenciar os conteúdos curriculares do ensino regular.
Em seu texto levanta uma série de reflexões sobre como o desenho animado influencia o desenvolvimento do conhecimento das crianças. Questões do imaginário, no seu universo simbólico e nas relações da realidade enquanto processo de contrução e recontrução do que a criança vê, de como ela se apropria e vivência o que vê.
O estudo de Boselli, enfatiza a importancia de analisar muito bem como esta pratica será levada. Uma vez que o desenho principalmente através da televisão, por onde é bombardeado por diversos tipos deste, trazendo muitas vezes um apropriamento do que se aprende de maneira confusa ou errônea.
É importante que a aula nao seja realizada de forma a gerar o pensamento de aula "tapa buraco". Por isso, a aula deve ser uma ferramenta para a relação ensino-aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e contextualizada, pra isso é necessário um bom planejamento para que nao se torne um retrocesso nessa relação.

Referência:
Desenho Animado Infantil - Um Caminho da Educação a Distância
BOSELLI, Silvana Maria Carvalho.
Florianópolis, SC - 2002
Páginas do texto abordado para leitura e reflexão: 46-55

Nenhum comentário:

Postar um comentário