quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pesquisa teórica

A proposta é escolher um período, movimento ou estilo dentro da historia da arte, realizar uma pesquisa teórica, e outra em nosso cotidiano, onde este estara inserido em nossas vidas, através de fotografias feitas com o celular.

Pesquisa:
Grafite
A palavra grafite vem do italiano “graffiti” que é o plural de graffito. Graffito significa em latim e italiano “escritas feitas com carvão”. Grafite também deriva de “graphéin”, que em grego significa escrever, grafite é o nome que se da ao material de carbono que compõe o lápis.
Analisando em termos mais genéricos, as pinturas rupestres da época dos homens nas cavernas também podem ser consideradas uma forma pré-histórica de Grafite. Os estudos que procuram uma referência histórica para o grafite moderno, apontam seu início no histórico maio de 1968, nos muros de Paris.
Segundo o estudo de Célia Maria Antonacci Ramos, o grafite é o mais antigo registro gráfico do homem. Historiadores registram seu retorno em templos na Grécia e em Pompéia. Em nossa contemporaneidade, estudos apontam Paris, em maio de 68, derivado da opressão política que resultou em rebeliões de rua. Com foco predominante na escrita, tratando não somente de questões políticas, mas agregando também o humor e mensagens de amor.
Este movimento foi importante para o descobrimento desta possibilidade de registrar mensagens de maneira anônima e gratuita. Pouco tempo depois dos registros em Paris, este novo estilo surgia em Nova Iorque, mas não tinha cunho político ou pornográfico, eram apenas nomes, ou pseudônimos. Alguns artistas chegaram a adentrar o ambiente de galerias e museus, outros através de trens de metro, caminhões e ônibus pegavam carona e assim se espalharam por outras capitais como São Paulo, através de frase de manifetação política, poemas, depois partindo para imagens inicialmente através de estêncil com influencia dos quadrinhos de Alex Raymond, da pop arte como Lichtenstein e o dadaísta Duchamp.
O livro de Celso Gitahy “O que é grafite” apresenta o percurso histórico do grafite no Brasil. O autor aproxima o grafite da imagem a pichação a escrita. E sinaliza a entrada ao Hip Hop, chamando o grafite de “estilo americano”, estilo que influenciou artistas contemporâneos do estilo como OSGEMEOS e outros.
Hoje teses de pós graduação, entre outros textos academicos buscam um conhecimento maior acerca deste tipo de manisfestação artistica, a exemplo a tese de DANIELLA ROSITO MICHELENA MUNHOZ “GRAFFITI: UMA ETNOGRAFIA DOS ATORES DA ESCRITA URBANA DE CURITIBA”


link referencial: http://www.antropologiasocial.ufpr.br/teses/Daniella%20MunhozGrafitti%20uma%20etnografia%20dos%20atores%20da%20escrita%20urbana%20de%20Curi.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário